
21 out Manutenção Preventiva
A NBR-5462 elenca três tipos de manutenção: Manutenção Corretiva, Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva. Sendo que a preventiva é definida como a manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
A manutenção preventiva é uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços sistemáticos para eliminação de defeitos, visando a evitar falhas, proporcionando:
1. maior disponibilidade operacional;
2. vida útil prolongada;
3. maior confiabilidade nos equipamentos;
Apesar dos benefícios, a manutenção preventiva ainda não é a manutenção que tem o melhor custo/benefício comparada a corretiva e preditiva, custando, em média, 3 vezes mais que a preditiva, sendo aplicável em apenas parte dos equipamentos.
Pensando nisso, você pode usar a Classificação de Criticidade A, B e C a fim de determinar qual é a melhor forma de realizar a manutenção das suas máquinas e equipamentos. Um setor de manutenção eficiente definirá estratégias para manutenção preventiva de acordo com as particularidades do negócio e criticidade dos ativos.