PCM Consultoria | Manutenção Preventiva
Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ): Realizamos serviços de treinamentos presenciais, diagnósticos, consultorias e assessorias em gestão de manutenção e de ativos, para organizações sediadas no Brasil e LATAM.
Escopo Do Sistema De Gestão Da Qualidade (SGQ), consultorias e assessorias em gestão de manutenção e de ativos, Gestão de Manutenção e de Ativos, Melhoria de processos, GPCM, TPM, RCM, Lean, Gestão de estoques
15966
post-template-default,single,single-post,postid-15966,single-format-standard,cookies-not-set,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-14.4,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Manutenção Preventiva

Manutenção Preventiva

A NBR-5462 elenca três tipos de manutenção: Manutenção Corretiva, Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva. Sendo que a preventiva é definida como a manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.

A manutenção preventiva é uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços sistemáticos para eliminação de defeitos, visando a evitar falhas, proporcionando:

1. maior disponibilidade operacional;

2. vida útil prolongada;

3. maior confiabilidade nos equipamentos;

Apesar dos benefícios, a manutenção preventiva ainda não é a manutenção que tem o melhor custo/benefício comparada a corretiva e preditiva, custando, em média, 3 vezes mais que a preditiva, sendo aplicável em apenas parte dos equipamentos.

Pensando nisso, você pode usar a Classificação de Criticidade A, B e C a fim de determinar qual é a melhor forma de realizar a manutenção das suas máquinas e equipamentos. Um setor de manutenção eficiente definirá estratégias para manutenção preventiva de acordo com as particularidades do negócio e criticidade dos ativos.



×