PCM Consultoria | Planejamento e Controle da Manutenção (PCM)
Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ): Realizamos serviços de treinamentos presenciais, diagnósticos, consultorias e assessorias em gestão de manutenção e de ativos, para organizações sediadas no Brasil e LATAM.
Escopo Do Sistema De Gestão Da Qualidade (SGQ), consultorias e assessorias em gestão de manutenção e de ativos, Gestão de Manutenção e de Ativos, Melhoria de processos, GPCM, TPM, RCM, Lean, Gestão de estoques
15986
post-template-default,single,single-post,postid-15986,single-format-standard,cookies-not-set,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-14.4,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Planejamento e Controle da Manutenção (PCM)

Planejamento e Controle da Manutenção (PCM)

O PCM, sigla para Planejamento e Controle da Manutenção, é área chave da manutenção. Responsável pelo gerenciamento dos serviços e por ditar o ritmo de trabalho no seto, garantindo que as ações realizadas pela manutenção estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.

No organograma, o planejamento e controle da manutenção está abaixo da Gerência da Manutenção. Sendo uma área paralela às demais áreas de manutenção de campo. Tem como principais atribuições:

✔️Definir metas e controlar indicadores de desempenho;
✔️Elaborar e gerenciar os planos de inspeção, manutenção preventiva, preditiva e lubrificação;
✔️Controlar a documentação técnica da manutenção;
✔️Coordenar o programa de análise de falhas;
✔️Controlar os padrões e procedimentos de trabalho da manutenção;
✔️Controlar a contratação de serviços de terceiros;
✔️Controlar e gerenciar os custos da manutenção.

Apesar das particularidades de cada empresa, o PCM possui etapas básicas: planejamento, programação e controle. Sendo que: o planejamento viabiliza os recursos (mão de obra, insumos, peças, etc.) para todos os serviços a serem realizados pela manutenção; a programação define o melhor momento para execução de cada serviço planejado conforme criticidade dos ativos, disponibilidade de mão de obra e dos equipamentos; e o controle garante apoio e analise dos resultados das atividades de manutenção. Com essa rotina, o PCM fornece apoio tático e estratégico para as atividades de manutenção garantindo os recursos necessários à execução das tarefas.

Concluindo, o PCM é peça essencial na Gestão da Manutenção para elevar os índices de confiabilidade e disponibilidade dos ativos, a um custo previsto e controlado, contribuindo com os objetivos e lucro do negócio!



×