PCM Consultoria | Gestão de Manutenção de Frota
Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ): Realizamos serviços de treinamentos presenciais, diagnósticos, consultorias e assessorias em gestão de manutenção e de ativos, para organizações sediadas no Brasil e LATAM.
Escopo Do Sistema De Gestão Da Qualidade (SGQ), consultorias e assessorias em gestão de manutenção e de ativos, Gestão de Manutenção e de Ativos, Melhoria de processos, GPCM, TPM, RCM, Lean, Gestão de estoques
16177
post-template-default,single,single-post,postid-16177,single-format-standard,cookies-not-set,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-14.4,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Gestão de Manutenção de Frota

Gestão de Manutenção de Frota

Insatisfeito com a organização da manutenção de sua frota, o Grupo Odilon Santos preocupado em colaborar com a melhor mobilidade para as pessoas, no início de 2018, procurou suporte metodológico para implantar um sistema de gestão em manutenção alinhada as melhores práticas do mercado.

Em parceria com a PCM Consultoria foi criado o programa Prever +, com o objetivo de transpor novos caminhos e recuperar a excelência operacional que foi por muito tempo referência no país.

A primeira empresa do grupo fundada foi a Viação Pontal no ano de 1938 em Minas Gerais, que mais tarde veio a se chamar Viação Araguarina. Na década de 60 a sede foi transferida para Goiânia e em 70 foi fundada a Rápido Araguaia que atualmente opera na região metropolitana de Goiânia, e representa 50% de toda operação. Conquistou prêmios de “Melhor Empresa de Transporte Metropolitano de Passageiros do Brasil” em 1995, 1996, 1998 e 1999. A Viação Araguarina e Viação Goiânia atuam em transporte intermunicipal e interestadual, onde somadas tem uma frota de aproximadamente 670 veículos e 2.200 colaboradores.

Para promover um maior engajamento de todos os envolvidos no programa que está mudando a realidade de todos, foi realizado um evento de lançamento. Em apresentações breves seguidas de um teatro ilustrativo, falaram o CEO do Grupo, Sr. Odilon Santos Neto, o diretor da Rápido Araguaia, Sr. Roberto Rabelo, e o responsável pela implantação, Carlos Henrique Miranda.

A revisão dos processos se iniciou pela definição da criticidade dos equipamentos que culminou em uma estratégia de manutenção com métodos direcionados para cada componente, padronizando atividades para os colaboradores.

Para controlar a eficácia dos processos, foi feita uma revisão e padronização dos principais indicadores do negócio. Os desvios são controlados em reuniões diárias de resultado. Uma gestão participativa onde todos os membros da equipe respiram resultado.

A constante investigação das principais falhas, através de estudo criteriosos na busca da causa raiz das quebras levam a um empoderamento para todos os colaboradores, conferindo maior segurança e confiabilidade para todos os clientes internos e externos. A sinergia é uma característica presente entre todo o time técnico e operacional.

Para sustentar todo esse novo ambiente voltado para a qualidade e confiabilidade com maior produtividade, o programa de 5s está sendo gradativamente aplicado nas áreas de trabalho e incorporados na rotina de todo o time, contribuindo para o desenvolvimento profissional e mudança de “mindset”.

Todas as atividades estão convergindo para a quebra de paradigmas em relação aos resultados. Números concebidos como improváveis por toda a equipe no passado foram superados e sustentados. O MKBF (média de quilômetro entre falhas), indicador que mede a quilometragem média de uma falha a outra em operação e assim traduzindo a confiabilidade dos equipamentos, principal indicador do negócio, atingiu números inesperados.

Superação é nossa marca!

____
Artigo escrito por Odilon Santos

A PCM Consultoria agradece a confiança em nosso trabalho e o envio do material.



×