PCM Consultoria | Nosso Time
Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ): Realizamos serviços de treinamentos presenciais, diagnósticos, consultorias e assessorias em gestão de manutenção e de ativos, para organizações sediadas no Brasil e LATAM.
Escopo Do Sistema De Gestão Da Qualidade (SGQ), consultorias e assessorias em gestão de manutenção e de ativos, Gestão de Manutenção e de Ativos, Melhoria de processos, GPCM, TPM, RCM, Lean, Gestão de estoques
15061
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-15061,cookies-not-set,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-14.4,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Nosso Time

FERNANDO DEL MONDE

Sócio Fundador da PCM Brasil e Chile, Engenheiro Eletricista, pós-graduado em Administração de Empresas. Foi professor da UNICAMP no curso Técnico de Qualidade e Produtividade, na Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM nos cursos de extensão universitária; e foi professor convidado da FAQ – Faculdade de Engenharia Química em cursos da pós-graduação. Apresentou diversos trabalhos técnicos em seminários e congressos de manutenção nacional e internacional. É membro do Instituto Brasileiro de Consultores de Organização – IBCO e da Associação Brasileira de Manutenção – ABRAMAN. Exerceu a função de engenharia de manutenção em empresas de grande porte. Executa trabalhos de consultoria, assessoria e treinamento em diversos segmentos industriais há mais de 20 anos com ênfase no aumento da produtividade, com experiência no exterior (Espanha, Itália, Chile, Bolívia, Peru e África do Sul).

fernando-del-monde

FERNANDO DEL MONDE

desde 1990
luiz-mattiuz

LUIS CARLOS MATTIUZ

desde 2002

LUIS CARLOS MATTIUZ

Engenheiro Mecanico pela Universidade Caxias do Sul/RS e Pós-Graduado em Administracao de Empresas pela FGV– Fudançao Getulio Vargas/SP. Profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas. Ocupando cargos de Gerência em empresas Nacionais e Multinacionais. Experiência  prática como Gerente de manutenção, processo, produção e Instrutor de TPM. Especialista em metodologia de TPM(Manutenção Produtiva Total), WCM (World Class Manufacturing), RCM(Reliability Centred Maintenance), Lean Manufacturing, Programa 5S, Sistemas de Gestão: HACCP, GMP. Desde 2000 executa assessoria, consultoria e treinamentos em diversos segmentos industriais, com o foco na produtividade e manutenção. Com experiência em programar mudanças culturais nos processo, administração por resultados e motivação empessoas, obtendo com a implementação do TPM a otimização da produção, eficiência global e a confiabilidade dos equipamentos com o cumprimento do plano estratégico da companhia. Como consultor e Gestor de Operações na PCM Consultoria Chile onde atua em projetos no Chile, Brasil e Bolívia.

ALISSON LIMA

Formação em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV – Fundação Getúlio Vargas MBA executivo pela Ohio University (EUA) e foi e palestrante do 17º Congresso Ibero-americano de Manutenção em Cascais – Portugal. Atuou por mais de 10 anos em empresa multinacional da área de bens de consumo pioneira no país, onde participou ativamente no processo de implantação de metodologia de trabalho que levou a empresa a alcançar o nível de Excelência em suas operações. Sólida experiência em consultoria de empresas multinacionais, nacionais de grande e médio porte. Seu trabalho consiste em identificar as reais necessidades dos clientes e desenvolver estratégias personalizadas que visem aumentar o lucro das organizações. Trabalha fortemente com os níveis de liderança na quebra de paradigmas para mudança do Mindset das pessoas. Experiências internacionais importantes que contribuem nas ações estratégias profissionais e posicionamentos frente aos desafios e busca de soluções. Diretor de Operações da PCM Consultoria em vários projetos no Brasil e América do Sul.

alisson-lima

ALISSON LIMA

desde 2008
marcos-fidelis

MARCOS FIDELIS

desde 2012

MARCOS FIDELIS

Formação em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Industrial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, Instrutor de TPM e Green Belt Seis Sigma. Profissional com experiência de atuação em empresa multinacional de grande porte e referência na metodologia de TPM, atuou nas áreas de Processos, Manufatura, Embalagens, Manutenção, Utilidades e Almoxarifado e liderou o processo das seguintes premiações de TPM: Excelência, Consistência, Prêmio Especial e Classe Mundial pela JIPM – Japan Institute of Plant Maintenance. Sólida experiência em consultoria de empresas multinacionais, nacionais de grande e médio porte nas áreas de Manufatura, Manutenção, Utilidades, Segurança, Meio Ambiente, Controle Inicial, Centros de Distribuições e Treinamentos. Experiências internacionais importantes no desenvolvimento da visão sistêmica e estratégica importantes nas interfaces de processos e pessoas. Gerente de Operações da PCM Consultoria em vários projetos no Brasil e América do Sul.

LEANDRO SANTOS

Formado em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade Anhanguera Campinas. Possui sólida experiência na aplicação das melhores práticas em gestão de projetos (PMO) em todo o seu ciclo de vida, considerando os grupos de processo (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento e suas interações) segundo guia PMBOK (PMI). Ampla experiência em Gestão de Grandes Paradas, interrupção total ou parcial da planta, com abordagem em toda a estruturação da parada comtemplando objetivos, premissas, restrições, governança, gestão de riscos, mudança, custos, cronograma em MS Project 2016, execução, etc. Atuou por mais de 8 anos no Gerenciamento, Planejamento e Controle da Manutenção (GPCM, TPM) em empresas de médio e grande porte, onde conhece e aplica ferramentas de solução e análise de problemas de manutenção como, 5W & 2H, Ishikawa, 5 Porquês, MASP, PDCA.Experiência na implementação da ISO 9001-2015, ISO 14001, ISO/TS 16949, OHSAS 18000 e nas normas regulamentadoras NR-12 e NR-13, com experiência no exterior: República Dominicana

leandro

LEANDRO SANTOS

desde 2014
tatiana-testa

TATIANA TESTA

desde 2000

TATIANA TESTA

Formada pela escola de Administração Professor Celso Henrique Tozzi de Jaguariúna e com extensão em Técnica em Segurança do Trabalho pelo Centro Paula Souza de Amparo/ SP. É responsável pela área Administrativa da PCM Consultoria.

LUSIVAN OLIVEIRA

Administrador de empresas, profissional com mais de 10 anos de experiência na área fabril com capacitação e premiação pela JIPM – Japan Institute of Plant Maintenance em Consistência, Especial e Classe Mundial na implementação dos métodos de gestão TPM (Total Productive Maintenance). Também participou ativamente no Planejamento e Desenvolvimento da Implementação e Auditoria de WCM (World Class Manufacturing) em parceria com a equipe do Professor Hajime Yamashina ( MM. Kyoto University, e WCM Group ). Ambas as experiências na mesma empresa multinacional de grande porte da área de bens de consumo pioneira e referência na implementação destes métodos de gestão no país. Dentre suas habilidades e competências, está a liderança de equipes e habilidade em transferir todo o seu conhecimento técnico de métodos e ferramentas que possibilitam a redução de perdas e consequente aumento de eficiência fabril. Dentre seus resultados está a capacitação de equipes (formação de facilitadores de TPM) e gerenciamento de projetos que alcançaram significativo aumento de OEE, redução de tempo de set-up, pequenas paradas, fontes de contaminação e quebras. Atua como consultor na implementação de WCM e TPM em empresas de diversos segmentos e capacitação de facilitadores nestes métodos de gestão.

lusivan-oliveira

LUSIVAN OLIVEIRA

desde 2014
carlos-montim

CARLOS MONTIM

desde 2015

CARLOS MONTIM

Formação Técnica em Mecânica, Eletrônica, Instrumentação e Instrutor de TPM. Com mais de 30 anos de experiência em empresa Multinacional de grande porte na área de Engenharia de Manutenção. Implementação e monitoração de sistemas e técnicas de manutenção e indicadores: Numero de quebra, Taxa de quebra, MTTR, MTBF e Custo de Manutenção. Diversos trabalhos em times, aplicando a metodologia de TPM reduzindo as perdas Quebra/Falha,reduzindo a perda Chokotei (pequenas paradas), reduzindo a perda de Set-Up. Elaboração e aplicação de treinamentos técnicos da metodologia TPM. Experiência na Argentina e Estados Unidos.

JOÃO RAFAEL RODRIGUES

Cursando Engenharia Mecânica na UNITAU – Taubaté e formado em Técnico em Mecânica pelo SENAI – Taubaté. Foi assistente técnico mecânico de empresa de usinagem aeronáutica, onde participou de projetos para melhorias nas áreas de produção e manutenção. Possui experiência na implantação, cálculo e tratativa dos indicadores de Eficiência Global ( OEE) para aumento de produtividade. Também participou de kaizens organizacionais e técnicos e na implementação de 5S, SMED, TPM, desenvolvimento de software e aplicação de ferramentas da qualidade ( Diagrama de Ishikawa, PDCA, folhas de verificação). Experiência técnica também na elaboração de documentos técnicos dos produtos (FMEA, plano de controle, fluxograma). Atuou também com manutenção preventiva, preditiva e análise de compra de spare parts. Desde 2016, é consultor nas áreas de engenharia e manutenção com gerenciamento de projetos (elaboração de cronogramas, elaboração de apresentações, monitoramento das atividades, indicadores, treinamentos, entre outras atividades) e aplicação de planos de trabalho capazes de solucionar ou minimizar os problemas.

joao-rafael

JOÃO RAFAEL RODRIGUES

desde 2016
gesiel-camara

GESIEL CÂMARA

desde 2016

GESIEL CÂMARA

Com mais de 20 aos de experiência na implementação do método TPM e WCM em multinacional referência no método, possui também formação de facilitador e multiplicador em TPM (Manutenção Produtiva Total), SMED (Troca rápida de ferramentas) e especialista em WCM (World Class Manufacturing) com premiações nos níveis Excelência, Consistência, Especial e World Class através implementação da metodologia e como instrutor das 7 ferramentas de WCM. Técnico em Gestão da Produção, Qualidade e em Processos Químicos, desenvolveu padrões Quick Kaizen e Standard Kaizen. Forte atuação com ferramentas de análise de causa- raiz: 5 Porquês, Ishikawa, 5W1H, ECRS.

JOSÉ FRANCISCO GOZZOLI FILHO

Formação Superior em Automação pela Universidade Salesiana de Campinas, pós graduado em Recursos Humanos pela UNOPEC, curso técnico em Eletrônica pela Fundação Educacional Guaçuana. Profissional com mais de 30 anos de experiência em multinacionais e empresas nacionais de médio e grande porte. Atua nas áreas de manufatura, manutenção, projetos e treinamento. Experiência na implantação de ISO9001,14000, RCM e da metodologia de TPM com ênfase nos pilares de Manutenção Planejada, Manutenção Autônoma e Controle Inicial. Sólida experiência na implementação do pilar Controle Inicial ( EEM + EPM ) em empresa nacional de grande porte que atua na área de bens de consumo. Conhece e aplica ferramentas de solução e antecipação de problemas em manutenção e projetos como HAZOPS, PHA, FMEA, Analise PM, 5W+2H, MASP. Instrutor de TPM número 773 formado pela JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance). Experiência internacional na Espanha e Itália, em testes FAT, de diversos tipos de equipamentos, com a utilização de listas de verificação customizadas a cada equipamento.

gozzoli

JOSÉ FRANCISCO GOZZOLI FILHO

desde 2017
Bruno-Ferreira

BRUNO FERREIRA

desde 2017

BRUNO FERREIRA

Graduado na área de exatas, com mais de 10 anos de experiência como Especialista em Engenharia de Manutenção Planejada e Head de Melhoria Contínua (TPM/ WCM/ Lean Manufacturing/ Gestão de Ativos). Instrutor Certificado Internacionalmente em Gestão de Ativos pelo IAM (Institute of Asset Management – Inglaterra). Instrutor e Professor de PCM (Planejamento e Controle de Manutenção), com participação em congressos e palestras em universidades. Instrutor de TPM, com Certificação Internacional Nº 1079 pela JIPM (Japan Institute of Maintenance Plants), com liderança nos processos que receberam os prêmios: Special Class (2008) & World Class (2010). Experiência na Implantação do Lean Manufacturing (Hoshin Kanri, Kamishibai, SMED, A3, Gerenciamento Visual, CEP, Diagramas de Espaguete, Cronoanalise, Ishikawa, 5W2H, Análise PM, QC Story, PDCA, e Looping Infinito). Ampla experiência na implantação dos 08 pilares do TPM modelo Toyota de produção e no modelo de OEE (medição, cálculo, análise de perdas, capacitação de operadores, gestão e direcionamento de times de melhoria). Atuou nos últimos 15 anos em empresas multinacionais de grande porte, referências em metodologias, dos ramos de alimentos, bens de consumo, usinas sucroalcooleiras, higiene e beleza, bebidas, balas e gomas, fibra de vidro, petrolíferas e universidades.

MARCIO GODOI

Formado em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Empresarial e Estratégia Corporativa, instrutor TPM, Lean Manufacturing e Green Belt Seis Sigma. Profissional com experiência de atuação em empresa multinacional de grande porte, atuando em diversos trabalhos em equipes, aplicando a metodologia TPM reduzindo as perdas por Quebra/falhas; Qualidade, Meio ambiente, Pequenas Paradas, Setup entre outros com objetivo de aumentar o OEE e mitigando os Processos. Forte atuação com ferramentas de análise de causa- raiz: 5 Porquês, Ishikawa, 5W1H e ECRS. Como consultor atua na implementação e administração do TPM, WCM, Gestão de Manutenção como Diagnósticos de ativos, inventário, tagueamentos, criticidades, FMEA, elaboração de Planos de Manutenção e indicadores.

foto_logomarca_PCM_Marcio_Godoi

MARCIO GODOI

desde 2021
nelio-fioroto

NÉLIO FIOROTO

desde 2018

NÉLIO FIOROTO

Formado em Administração de Empresas, com MBA em Logística Empresarial, Facilitador de TPM e Green Belt Lean Six Sigma. Profissional com mais de 20 anos de experiências vivenciadas em multinacionais de grande porte no segmento de bens de consumo com referência na implementação de TPM, onde participou ativamente das premiações pela premiação pela JIPM – Japan Institute of Plant Maintenance em Excelência, Consistência, Especial e World Mundial em 4 plantas e em 2 Centros de Distribuição Atuou nas áreas de Manutenção, Facilities, Melhoria Continua, Distribuição, Finanças e Manufatura, sempre no desenvolvimento e integração de Metodologias de Melhoria Continua. Possui grande experiência no desenvolvimento dos 8 pilares do TPM e ferramentas Lean/Six Sigma. Gestor de Contratos Coorporativos, Projetos de Eficiência Energética e Mercado Livre de Energia e Coordenação de BCP (Businnes Continue Plan) Desenvolveu diversos trabalhos de melhoria na estruturação de Manutenção e Facilities onde alcançou altíssimos níveis de confiabilidade nos equipamentos e redução de mais de 70% nos custos operacionais através de aplicação de projetos Green Belt. Destaca-se na implementação e desenvolvimento das 6 etapas do Pilar de Manutenção Planejada e nos 7 passos de manutenção Autônoma além da aplicação de ferramentas de análise de perdas (Ishikawa, 5 PQS, RCA, CAPDO, QC Story, Arvore de Custos, OEE DEMAIC, VSM, etc.)

GUSTAVO DINIZ

Formação em Engenharia de Produção Mecânica e Técnico Mecânica com MBA em Gerenciamento de Projetos. Consultor com sólida experiência em empresas multinacionais de grande e médio porte na área Industrial e Qualidade atuante em projetos: Melhoria contínua de processos, execução de projetos, implementação de novos produtos, auditorias e homologação de fornecedores. Treinamentos e aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing, tais como: Andon, Gemba Walk, Kaizen, PDCA, 8D, 7 Desperdícios e Visual Factory. Multiplicador e implementação de métodos para análises e seus elementos: DMAIC, Quick Problem Solving, MASP, 5S, SPC, Gauge R&R, Pareto, Ishikawa, 5W2H, Kaizen, SPC, FMEA e ferramentas para homologação de produtos / fornecedores como: PPAP/APQP. Participação em workshops e certificações sobre o tema Industria 4.0. Membro ISA (International Society of Automation). Diversas viagens internacionais para aquisição de know-how, adequação e validação dos processos, tecnologia e práticas dos projetos para transferência em empresas no Brasil.

gustavo-diniz

GUSTAVO DINIZ

desde 2019
andre-castro

ANDRÉ CASTRO

desde 2019

ANDRÉ CASTRO

Formação em Engenharia Mecatrônica; Pós-graduação em Administração Industrial pela USP – Universidade de São Paulo e Gerenciamento de Projetos Avançado pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Profissional com mais de 20 anos de experiência de atuação em empresas multinacionais de médio e grande porte como Coordenador de Manutenção e Engenharia nos ramos de Tecnologia, Bens de Consumo e Manufatura. Coordenou projetos de alta e média complexidade, transferência e ampliação de fábricas, melhoria de processo, desempenho da produção, Manutenção, e Controle Inicial na Implementação de Projetos (EEM) Sob as metodologias: TPM (Total Productive Maintenance) e WCM (World Class Manufacturing), atuou na implementação e coordenação de planos de manutenção e desenvolveu projetos de manutenção com foco na restauração de equipamentos e reformas de plantas no Brasil e Exterior. Liderança na condução e treinamento de times de trabalhos voltados a Melhoria Específica para eliminar perdas crônicas e atingir os 3 zeros (zero acidente / quebra / defeito de qualidade). Implementação de indicadores (KPI) com gestão a vista e participativo na gestão da manutenção e manufatura: árvore de perdas, OEE, MTBF, MTTR, Custo, Insumos, HH/equipamento, HH/parada. Experiência no Gerenciamento de Portfólio de Projetos e Investimentos / CAPEX / Planejamento Estratégico / Orçamento / Cronogramas e Controle Físico-Financeiro / Elaboração de Propostas de Investimentos.

JAIME BARTHOLOMEU

Engenheiro químico; MBA em Gestão Empresarial; Pós-graduado em RH; Certificado em Gestão de Ativos pelo IAM (Institute of Asset Management); Pós-graduado em Administração Industrial; Mestre em Administração. Atou por 30 anos na gestão em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, com variados modelos de negócios e culturas organizacionais diversas. Consultor especialista em: Gestão de Ativos (IAM-GFMAM; Gestão da Inovação; Excelência Operacional; Gestão de Riscos; Lean Manufacturing; TPM; Gestão de Projetos; Gestão de Mudanças; Sistemas de Gestão; entre outros. Aplicação de metodologias: Six Sigma; CEP; GMP; HACCP; HAZOP; TQM; TPS (Toyota Production System); Kaizen; WCM; DMAIC; RCM; DOE; FMEA/FMECA; Análise Multivariada de Dados. Atuação internacional: USA, Canadá, México, Argentina, Chile, Colômbia, Inglaterra, Finlândia e Japão. Atuou nos segmentos: Açúcar e Álcool; Agroindustrial; Automotivo; Alimentício; Bebidas; Borracha; Bens de Capital; Bens de Consumo; Cosméticos; Embalagens; Energia; Farmacêutico; Fibra de Vidro; Metalúrgico; Mineração; Óleo & Gás; Plásticos; Petróleo; Químico; Saneamento Básico e Serviços.

jaime_bartholomeu

JAIME BARTHOLOMEU

desde 2019
ricardo-lima

RICARDO LIMA

desde 2021

RICARDO LIMA

Profissional com mais 27 anos de experiência desenvolvidos na área industrial, Graduado em Administração de empresas e engenharia de produção. Formação técnica em processamento de dados e mecânica geral. Facilitador e instrutor de TPM, com atuações experiências na implantação da metodologia no chão de fábrica e no desenvolvimento/capacitação dos pilares de TPM. Orientação e acompanhamento no desenvolvimento das estratégias e da execução das atividades, focado na consolidação dos processos. Desenvolvimento, coaching e feedback aos lideres de pilares e multiplicadores no chão de fábrica; Elaboração de material e aplicação de treinamentos para a capacitação do publico operacional e de liderança. Capacitação nos conceitos da metodologia TPM, passos dos pilares, ferramentas de análise e soluções de problemas (PDCA, Cap-do, 5W1H, 5 porquês, SMED, etc.); Atuação em empresas dos seguimentos de higiene e limpeza, cosmética e alimentos nacionais e multinacionais.

ELTER OLIVEIRA

Formado em Administração de Empresas e possui Pós Graduação em Engenharia. Instrutor e facilitador de TPM – IM&C. Profissional com mais de 10 anos atuando na área de melhoria contínua em grandes corporações com ampla experiência e conhecimentos em TPM, 5S, PDCA, Kaizen, Lean Manufacturing, Fluxo de Valor, Melhorias no Processo e das Ferramentas da Qualidade Atuação em processos Administrativo, Manufatura, auditoria e consultoria de TPM, formação, desenvolvimento e gestão de equipes. Liderando grandes projetos para redução de custos e melhoria dos processos. Implementação e administração dos pilares Gestão Autônoma, Melhoria Específica, Educação e Treinamento, Manutenção Planejada, Pilar Office, Controle Inicial, Qualidade Assegurada e SSMA. Conhecimento e domínio pleno dos 8 pilares do TPM. Condução do Prêmio de Excelência em TPM e continuidade do Prêmio Consistência concedido pela JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance). Suporte na condução de prêmios Excelência, Consistência e Especial na posição de Corporativo.

elter-oliveira

ELTER OLIVEIRA

desde 2021
jose-edvaldo

JOSÉ EDVALDO

desde 2021

JOSÉ EDVALDO

Formação em Administração de empresa pela Universidade Paulista, Especialização em Marketing Organizacional pela Unicamp. Graduado em Psicologia pela Anhanguera Educacional. Profissional com experiência de atuação em empresa multinacional de grande porte e referência na metodologia de TPM com certificação no prêmio de Excelência JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance). Experiência na formação e acompanhamento dos 8 pilares TPM, Manutenção Autônoma, Manutenção Planejada, Melhorias Específicas, Educação e Treinamento, Controle Inicial, SSMA e Qualidade nas áreas operacionais. Gestão de Paradas, SMED, CAPDO. Dentre suas habilidades e competências, está a liderança de equipes e habilidade em transferir todo o seu conhecimento.

JORGE JUNIOR

Cursando Engenharia Mecânica e com formação em Técnico em Mecânica e Mecânica Geral. Com mais de 27 anos de experiência em manutenção de classe mundial, Gestão de Ativos e WCM em grandes corporações como Bunge, Mondelez, Harald, Lactalis do Brasil, JBS, Cacau Show , suportando a condução de processos de TPM/ Projetos/ Manutenção/ Utilidades e Qualidade na posição de Coordenador de Manutenção Industrial. Possui experiência na implementação de SAP (Módulo PM, MM)/ Pilares de manutenção planejada/ manutenção autônoma/ kaizen/ 5S/ SMED/ Interpretação e implementação de ISO 22.000. Aplicação de ferramentas da qualidade, Análise de quebra e falhas que compõem (Descrição de fenômeno/ 5W1H/ Diagrama de Ishikawa/ 5 Porquê’s/ 5W2H)/ PDCA/ GUT/ SWOT). Formação em Facilitador de TPM; MA; MP; ET/ Formação como Instrutor de TPM/ Formação de executivos FDC/ Gestão para Resultados INDG/ Participação em Programa de Estudos de Qualidade e Produtividade no Japão.

jorge-junior

JORGE JUNIOR

desde 2021
foto_site_Magno_montagem

MAGNO VEGNADUZZI

desde 2021

MAGNO VEGNADUZZI

Formação em Engenheiro de Controle e Automação pela Faculdade Max Planck. Com 16 anos de experiência em manutenção dentro da área automotiva e de autopeças. Premiado com o título de melhor PDCA da América Latina no ano de 2012 por uma empresa multinacional japonesa automobilística. Com conhecimentos amplos do sistema de gestão Toyota. Responsável pela aplicação de uma linha de motores com foco no controle inicial durante a instalação dos equipamentos. Ampla experiência em controle de spare parts (com foco em redução de lead time e custos), aplicação de manutenções planejadas, controle de atividades terceirizadas, melhoria de segurança em atividades de manutenção e conhecimento de ferramentas de manutenção como RCA (5 porquês), CCQ (PDCA), TBP, Diagrama de Ishikawa, NR-10, NR-12, NR-20, NR-35.

ANDERSON SANTOS

Profissional com mais de 23 anos de experiência de atuação em empresas multinacionais de grande porte e referência na metodologia de TPM, possui também formação em Facilitador e Multiplicador de TPM. Ocupou cargos de Coordenador/Especialista de TPM e Gerente de Produção. Participou de certificações da JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance), nos prêmios de: Excellence, Consistency, Special e World Class. Experiência e conhecimentos em TPM, 5S, PDCA, Melhorias no Processo e das Ferramentas da Qualidade Atuação em processos Administrativo, Manufatura, auditoria e consultoria de TPM. Implementação e administração dos pilares Gestão Autônoma, Melhoria Específica, Educação e Treinamento, Manutenção Planejada, Pilar Office, Controle Inicial, Qualidade Assegurada e SSMA. Conhecimento e domínio pleno dos 8 pilares do TPM. Auditor interno ISO9000/14000 e OSHAS 18000 pela QHSET – RJ.

foto_site_anderson_santos

ANDERSON SANTOS

desde 2021
foto_logomarca_PCM_Vlamir

VLAMIR BARRIENTO

desde 2021

VLAMIR BARRIENTO

É Graduado em Engenharia Elétrica, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Pós Graduado em Administração Industrial pela FAAP e Mestre em Engenharia de Produção, com mais de 30 anos de experiência em empresas de grande porte como Goodyear, Avon, Marilan em cargos de Gerência de Manutenção, Engenharia e Segurança. Vlamir também coordena MBA de Engenharia de Manutenção em Universidades e leciona como docente nos cursos de Engenharia Elétrica e Tecnologia de Manutenção.

CARLOS ALBERTO BIZARI

Formação em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Logística pela UNICAMP – Universidade de Campinas, Profissional com mais de 35 anos de experiencia em industrias multinacional de grande porte, Facilitador de TPM, Green Belt Seis Sigma, Lean Manufacturing. Possui sólida experiência na aplicação das melhores práticas em gestão de projetos (PMO) Formado Pela Robson Camargo, em todo o seu ciclo de vida, e grupos de processo (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento) segundo guia PMBOK (PMI). e referência na metodologia de TPM, Excelência, Classe Mundial pelo JIPM – Japan Institute of Plant Maintenance onde foi responsável pela premiação, de 3 unidades Fabris, recebendo premio no Japão, Palestrante nas principais universidades do estado, FGV (Fundação Getúlio Vargas limeira), USF, (Universidade São Francisco, ) ESALQ, (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) Anhanguera Educacional, IMAM, atua nas áreas de Processos, Manufatura, Embalagens, Manutenção, Utilidades, Almoxarifado e liderou o processo das Sólida experiência em empresas multinacionais, nacionais de grande e médio porte nas áreas de Manufatura, Manutenção, Utilidades, Segurança, Meio Ambiente, Controle Inicial, Centros de Distribuições e Treinamentos. Das Ferramentas de solução e análise de falhas como, 5W & 2H, 4M´s , 5 Porquês, MASP, PDCA. Auditor Líder ISO 9001-2015, ISO 14001, OHSAS 18000 FSSC 22000 e normas regulamentadoras NR-12 e NR-13, Experiências internacionais: Argentina Chile, Venezuela, Suíça, Italia, Bélgica, Estados Unidos.

carlos-bizari

CARLOS ALBERTO BIZARI

desde 2022
clayton_30-anos

CLAYTON ZANELATE

desde 2022

CLAYTON ZANELATE

Consultor graduado em Engenharia Produção e Instrutor de TPM, RCM (manutenção centrada em confiabilidade). Trinta anos de experiência em áreas de Produção, Processos, Manutenção , Melhoria Contínua e Negócios em empresas multinacionais e nacionais de grande porte nos seguimentos de alimentos e bens de consumo.Especialista TPM (Pilares PM, AM), Especialista RCM, Instrutor da filosofia Kaizen, Facilitador de Gestores para Manutenção, User Key sistema SAP/R3 (módulos PP/PI, MM). Experiência em implementação de sistemas para gestão de performance industrial. Liderança dos Pilares AM e PM atingindo consideráveis pontuações em auditorias externas; Experiência na implementação e reestruturação de processos voltados para manutenção, PCM e confiabilidade; Conhecimento prático em Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), Gestão de pessoas, Gestão dos processos, Gestão de Custos, Gestão de Projetos e de Melhorias, Gestão de Estoque/Capital Empregado.

MÁRCIO GOUVEIA

Consultor graduado em Engenharia Mecânica e MBA em Gestão Industrial, Black Belt e Instrutor de TPM, WCM e Lean. Com mais de 20 anos de atuação em melhoria contínua, em empresas multinacionais e nacionais, de grande e médio porte, dos segmentos automotivo, farmacêutico, bens de consumo e alimentos. Algumas como referência na implementação de TPM, onde participou ativamente das premiações pela JIPM – Japan Institute of Plant Maintenance. Experiência na coordenação e estruturação do plano de implementação do WCM e auditorias de certificação do prof. Yamashina, realizacão de treinamentos na metodologia, estruturação dos pilares e governança. Realização de vários projetos com A3, DMAIC, 5S, SMED, speed kaizen, cronoanálise, trabalho padronizado, implementação de sistema de apontamento, gestão de rotina.

foto_marcio_30_anos

MÁRCIO GOUVEIA

desde 2022
wagner

WAGNER SILVA

desde 2022

WAGNER SILVA

Consultor graduado em Administração e MBA em Operações, logística e supply chain, Facilitador e Instrutor de TPM. Vinte e cinco anos de experiência em áreas de Produção, Processos, Manutenção, Melhoria Contínua e negócios em empresas multinacionais e nacionais de grande porte nos seguimentos de alimentos e bens de consumo (Unilever, Coca Cola e Natura). Especialista TPM (Pilares MA, ET), Especialista Smed, Instrutor da filosofia Cap Do, experiência com premiações de TPM da JIPM (4 prêmios), experiência em construção de book’s para premiações, experiência em condução de treinamentos de facilitadores TPM, Liderança dos Pilares MA e ET; Gestão de  pessoas, Gestão dos processos, Gestão de Custos, Gestão de Projetos e de Melhorias.

HERON LOPES

Consultor graduado em Gestão da Produção Industrial e Química Industrial, Facilitador e Instrutor de TPM. Profissional com mais de 25 anos de vivência em indústria de Plástico, Bebidas e Alimentos e Domissanitários em áreas de Produção, Processos, Manutenção, Melhoria Contínua e negócios em empresas multinacionais e nacionais de grande porte nos seguimentos de embalagens, alimentos e bens de consumo (Unilever, MIRVI/BETAPACK e CSI). Especialista TPM (Pilares MA, MP, ME, ET, SHE, CI & Office), Especialista Smed, Instrutor da filosofia Cap Do, experiência com premiações de TPM da JIPM, experiência em construção de book’s para premiações, experiência em condução de treinamentos de facilitadores TPM, Liderança dos Pilares MA, MP, ME, SHE e CI. Gestão de  pessoas, Gestão dos processos, Gestão de Custos, Gestão de Projetos e de Melhorias.

heron

HERON LOPES

desde 2022
unnamed

RONI RAMOS

desde 2022

RONI RAMOS

Consultor graduado em Administração de Empresas e Mestrado em Desenvolvimento Sustentável, Facilitador e Instrutor de TPM. Profissional com mais de 35 anos de vivência em indústria de Capital de Base, Bebidas e Alimentos nas áreas de Produção, Manutenção, Qualidade e Melhoria Contínua. Especialista TPM (Pilares MA, MP, ME, ET, SHE), Especialista Smed, Instrutor Instrutor em PDCA e Cap DO, responsável pela implantação da filosofia TPM numa grande cervejaria (9 plantas e corporativo). Gestão de  pessoas, Gestão dos processos, Gestão de Custos, Gestão de Projetos e de Melhorias. Nos últimos 10 anos, foco em excelência operacional com treinamentos e suporte para equipes de melhoria de processos, na metodologia Lean Seis Sigma, e TPM – WCOM, em diversas áreas da organização, com foco na redução de desperdícios e custos, incremento da qualidade de produtos e serviços, e aumento da produtividade buscando maior rentabilidade ao negócio. Acompanhamento, análise e desdobramento de indicadores estratégicos da organização para condução de iniciativas de melhoria contínua nos processos.

MARCO RUELA

Consultor graduado em Processamento de Dados e Pós Graduado em Gestão de Manutenção. Experiência em elaboração e implantação de sistemas de Gerenciamento de Manutenção, PCM e Planos de Manutenção Preventiva. Atuação em áreas de Manutenção, Produção, Processo e Melhoria Contínua.

 

Experiência em gestão das áreas de manufatura, certificações, auditorias, implantação de TPM (Pilares, MP, ME, MA e ET), Análises de falha, SMED, 5’S, MASP, Trabalho Padronizado. Gestão de Pessoas, Gestão de Custos, Gestão visual, Gestão de Produção, Gestão de Manutenção e Projetos.

marco-ruela

MARCO RUELA

desde 2022
bruno-rocha

BRUNO ROCHA

desde 2022

BRUNO ROCHA

Consultor graduando Cursos Superior em Tecnologia – Automação Industrial Técnico Eletromecânico com vasta experiência em manutenções corretivas preventivas e preditivas em máquinas e equipamentos, metodologias, TPM.

 

Profissional com mais de 17 anos de vivência em indústria de cosméticos, centros de distribuição logísticos, industria de embalagens plásticas flexíveis, Manutenções corretivas, preventivas e preditivas em máquinas e equipamentos, Qualidade e Melhoria Contínua. Especialista em redes Profibus, projetos de redução de custos com reparos externos, projetos de otimização de parques de empilhadeiras, projetos de redução de consumo de energia.

×